OLá

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

OLá

Mensagem  josé em Qua Mar 19, 2008 4:22 pm

Apresento-me. Chamo-me José, sou do Porto, e desde pequeno que tenho uma grande paixão por tudo que diga respeito aos celtas´. Sou licenciado em história, ramo científco, pela Portucalense, e como estou no desemprego (isto por aqui vai mal...), estou de momento a escrever um livro sobre os celtas, de carácter científico. apesar de ser um historiador, tenho sérias dúvidas a respeito do que por vezes se ensina. Já pensaram, por exemplo, se celtiberos não são celtas + iberos mas os celtas da Ibéria? seria completamente diferente, não acham? e se esses celtas da Ibéria fossem como os celtas da Gália, ou seja, várias e diferentes tribos celtas disseminadas pela Península Ibérica? e os Lusitanos, seu nome não estará relacionado com Lug? ou Lusine?? Certezas não tenho, mas gosto de me fazer perguntas. mas com o tempo me abrirei mais... Considero-me uma pessoa de mente aberta, com regras, é certo! também me interesso por estes dois temas relacionados, mas diferentes: wicca e druidismo.
AbraÇo

josé

Ver perfil do usuário

Olá José

Mensagem  ana donnard em Qua Jul 09, 2008 7:02 pm

é um prazer tê-lo conosco e sobretudo porque precisamos sim de contribuições de célticos da Europa, para que possamos avançar na matéria por aqui no Brasil. Sem dúvida os Celtas-Lusitanos da Ibéria são um legado dos mais surpreendentes do mundo antigo.
A falta de tempo para nos dedicarmos aos forums de discussão é uma lástima e tudo fica muito lento por aqui.
Mas estamos tentando pouco a pouco consolidar uma vertente brasiliera de estudos célticos, que se paute sobretudo por não repetir os esterótipos e conceitos europeus, mas que consiga olhar com outros olhos para essa história que faz da Europa atuamente uma outra Europa, sobretudo para aqueles que conseguem se dedicar a entender a amplitude do fenômeno da celticidade - desde o Antigo, passando pelo medieval e chegando até a nossa modernidade tardia.
É sem dúvida fascinante descobrir dia a dia como a cortina do pensamento e da história greco-romana vai sendo desvendada, re-configurando o imenso território multi-étnico e multicultural da Europa.
Cordialmente,
Ana Donnard
ana donnard

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: